terça-feira, 30 de julho de 2013

Solar Impulse: o avião do futuro


No mundo temos diversas matrizes energéticas, onde sua geração vai desde combustíveis fósseis até materiais renováveis como a energia gerada por meio da captação da luz solar em placas fotovoltaicas, mas esse meio de produção pouco utilizado no Brasil pode ser mais explorado, principalmente em áreas com altos índices de insolações durante o ano todo, como a região seridoense do Rio Grande do Norte, essa matriz pode ser mais bem explorada com a ampliação das aplicações da energia gerada, onde ela pode não somente abastecer casas e edifícios, mas movimentar meios de transporte a medida que o estudo avança na área.
           
O Solar Impulse é um exemplo desse avanço, um avião totalmente movido a energia solar. Este protótipo possui 1,6 tonelada de fibra de carbono, envergadura de 63,4 metros e pode alcançar os 8.230 metros de altitude a uma velocidade cruzeiro de 70 km/h. A aeronave é um projeto iniciado há dez anos e que realizou o primeiro voo em junho de 2009. No ano seguinte, voou por 26 horas seguidas para demonstrar sua capacidade de acumular energia suficiente durante o dia e continuar voando à noite.

No começo de julho, a Solar Impulse vai fazer um voo entre Washington e Nova York, que encerrará a missão de Piccard e seu compatriota Andre Borschberg. Os dois pilotos se revezaram para pilotar este monomotor na viagem experimental pelos Estados Unidos, que começou em 3 de maio perto de San Francisco.

Em 2011, a aeronave fez o primeiro voo internacional entre Bélgica e França e, em junho de 2012, a primeira viagem transcontinental de 2.500 km entre Madri e Rabat, que durou 20 horas.


Fonte da imagem: http://www.orascomhdblog.com/?p=824


Fonte: http://www.boainformacao.com.br/2013/06/aviao-solar-chega-a-washington-apos-cruzar-os-eua/


                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário