terça-feira, 30 de julho de 2013

Os primeiros estudos sobre a energia solar

A energia solar não começou a ser usada a partir do século XX ou XXI, desde os nossos primórdios ela vem sendo usada, segundo algumas tábuas de argila encontradas na Mesopotâmia, começaram a usar a partir de 2000 A.c , mas só que naquele tempo eles não sabia como estudar essa energia.

Citaremos aqui alguns dos primeiros usos e estudos da energia solar:

  • Arquimedes fez uso de espelhos côncavos, para que com a ajuda do sol, os raios solares refletissem nos espelhos e direcionassem o feixe de luz para os navios romanos durante o Renascimento, fazendo assim com que eles pegassem fogo.

  • Kicher (1601 – 1680) incendiou uma pilha de madeira, usando apenas espelhos, espelhos esses que direcionavam aos raios solares para a pilha de madeira, um procedimento semelhante ao de Arquimedes.

  • George Louis Leclerc (1707-1788) construiu um forno solar, constituído de 36 espelhos com um foco comum, e apresentou nos Jardins do Palácio de Versalhes, tocando fogo em uma pilha de madeira de aproximadamente 60m.

  •  O efeito fotovoltaico foi observando no ano de 1839 pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel, que observou pela primeira vez o paramagnetismo do oxigênio líquido. Becquerel dirigia experiências eletroquímicas quando, por eventualidade, constatou que ao expor os eletrodos de platina ou de prata produzia o efeito fotovoltaico.

  • O primeiro coletor solar cilíndrico parabólico foi criado pelo inventor e engenheiro mecânico John Ericsson (1803 -1889)
         
       A energia solar, portanto, não foi algo que foi descoberto recentemente, mas sim, algo usado desde os nossos antepassados, os quais não sabiam o quão poderosa seria esse tipo de energia e qual seria a sua utilização e importância para o futuro. 


http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2011/12/lendo-no-verc3a3o-sol-a-pino.jpg?w=380&h=248



Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário