domingo, 25 de agosto de 2013

Produção doméstica de energia solar



Nihmet Uyanik
No dia 12 do mês corrente, nós, do Soltentabilidade, visitamos uma residência no município de Cruzeta – RN, onde funciona uma placa solar fotovoltaica. Ela foi desenvolvida por Nihmet Uyanik – cidadão turco que veio morar no Brasil – e que descobriu um grande potencial para geração de energia solar nessa pequena cidade brasileira, uma vez que, comparada à sua cidade natal, que tem um estudo avançado na pesquisa de empreendimentos para geração de energia solar, não apresentava grande capacidade de geração energética, por diversos fatores; enquanto que, em nossa região – localizada no equador –, apesar do pouco incentivo, o deixou encantado com a potencialidade do Sertão. 

Em sua cidade Diyarbakir/Silvan/Turquia, passam-se dias até que as baterias fiquem completamente carregadas, no entanto, quando chegou ao Brasil e percebeu que bastavam horas para que as baterias ficassem carregadas, foi comprovada, então, a eficácia da energia solar em nossas terras norte-rio-grandenses. Nessa visita, fizemos uma entrevista a Nihmet, e fizemos algumas adaptações para facilitar o entendimento do leitor, uma vez que ele não domina a língua portuguesa com propriedade.

Segue a entrevista:

SOLSTENTABILIDADE: Que elementos compõem o seu sistema de geração e distribuição de energia?

NIHMET UYANIK: O sistema é composto por controlador de carga, inversor de 12V contínuo para 127V alternado, bateria de carro, disjuntor e uma placa fotovoltaica de pequeno porte.


SOLSTENTABILIDADE: Qual a relação custo benefício?

NIHMET UYANIK: É um beneficio a longo prazo, porém com resultados significativos. A minha conta de energia elétrica, por exemplo, reduziu significativamente após a adesão desse sistema. Ao fim, todo o conjunto custou cerca de R$ 1300,00.

SOLSTENTABILIDADE: Quanto à compra das peças, houve dificuldades?

NIHMET UYANIK: Não as encontrei com facilidade, logo, tive que procurá-las por todo o Brasil, uma vez que não encontrei nesta região do Rio Grande do Norte.

Por fim, Nihmet Uyanik se mostrou bastante satisfeito e nos deu permissão para tirar algumas fotos do seu sistema. Além de se dispor a nos ajudar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário