terça-feira, 17 de setembro de 2013

ESTÁDIO DO MINEIRÃO PASSA A GERAR ENERGIA SOLAR

A usina fotovoltaica Mineirão tornou-se realidade. Com o projeto inicial do Ideal (Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), execução da Cemig e autorização da ANNEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o estádio do Mineirão ficou pronto.

O Mineirão é o primeiro estádio da Copa do Mundo de 2014 a ter uma usina solar. O empreendimento foi financiado em 80% com fundos do Banco de Desenvolvimento da Alemanha. O evento faz parte das comemorações do Ano da Alemanha no Brasil.. O sistema será uma fonte limpa de geração de energia, onde painéis coletores foram instalados na cobertura do Mineirão, em uma área total de 9,5 mil metros quadrados, da energia que será gerada, que tem o potencial para abastecer até 900 residências, 10% será usada no próprio estádio.

De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) a energia elétrica será injetada em sua rede, por meio da subestação de alimentação do Mineirão, situada dentro do estádio. Toda a energia produzida será distribuída na rede.

“Durante 25 anos esse sistema vai ficar aqui, funcionando, gerando energia. Quanto mais você gera energia por fontes que não poluem, é como você estar deixando de consumir. Então, qualquer economia de energia é bem vinda”, explica Alexandre Heringer, gestor de projetos energias renováveis da Cemig. A conversão de energia solar em eletricidade também será feita no Maracanã- o suficiente para abastecer 240 casas.

Confira o que o Jornal Nacional abordou sobre o projeto: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/04/mineirao-vai-usar-energia-solar-em-partidas-da-copa-do-mundo.html



Fontes: 

Imagem: http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2013/05/mineirao-inaugura-usina-solar-que-vai-gerar-10-da-energia-gasta-no-estadio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário